Senhores,

Nesse final de semana, teremos o vestibular para a Unesp.

Esse vestibular apresenta uma tendência mais tradicional na escolha do conteúdo de suas questões. É possível identificar um padrão sobre os temas abordados nos últimos anos. Abaixo, segue uma tabela com esses temas:

Considerando esses temas, podemos tirar as seguintes conclusões:

  1. Estude Grécia! Nas últimas quatro provas, esse tema foi selecionado três vezes. Além disso, como a prova aborda Filosofia, pré-socráticos, socráticos e aristotelismo podem ser temas de questões que utilizam como contexto a história da Grécia Clássica.
  2. Idade Média: atenção para as características da cultura medieval (pintura, festas e relações sociais).
  3. América pré-colombiana e América Espanhola. Esses dois temas são constantes nas provas da Unesp. Revise as principais características dos impérios pré-colombianos (Incas e Astecas) e as características específicas dos Maias. Dê atenção também para o processo de independência da América Espanhola.
  4. Movimentos sociais: a Unesp tende a abordar os movimentos sociais que marcaram os séculos XIX e XX. Dê atenção para movimentos como Primavera dos Povos, Comuna de Paris, Revolução Russa, Vanguardas Artísticas do começo do século XX e luta pelos Direitos Humanos.

Mais uma vez, ressalto que essa análise é uma perspectiva de possíveis temas. Caso a Unesp mantenha o padrão de suas provas anteriores, essas sugestões configuram um bom roteiro de estudos.

Boa prova a todos!!!

Abraços,

Rodolfo.