Senhores,

Abaixo, publico uma tabela com os temas das questões de História Geral nos últimos quatro anos da Fuvest.

Podemos notar uma certa tendência nos temas escolhidos:

  1. Estude Feudalismo, principalmente as características da Alta Idade Média (relações como suserania, vassalagem e servidão) e as interações da Europa Medieval com o mundo árabe (vale a pena revisar as Cruzadas e impacto nas relações entre Ocidente e Oriente).
  2. Antiguidade Clássica: Roma não foi um tema presente constantemente nas provas. Apenas uma questão abordou esse conteúdo (2010), sendo muito mais uma abordagem conceitual sobre cesarismo do que uma análise factual. Contudo, como Feudalismo foi um tema constante nas provas entre 2009 e 2012, é importante analisar as causas da queda do Império Romano do Ocidente suas relações com a formação do Feudalismo Europeu.
  3. O Absolutismo, tanto em suas características gereis como em sua relação com os processos de colonização da América pelos países ibéricos e seus efeitos sobre as populações pré-colombianas foi tema das provas de 2009 e 2010.
  4. Revise Liberalismo nos séculos XVIII e XIX, com destaque para os processos das Revoluções Burguesas e a expansão do sentimento de nacionalismo nesse contexto. Além disso, atente para as principais dessas revoluções (industrial, Francesa) e suas relações com a consolidação do capitalismo na Europa e o consequente encaminhamento para o Imperialismo e a 1a Guerra Mundial.
  5. Na última prova, o tema dos ameríndios foi abordado, com destaque para a organização dessas populações antes da chegada dos Europeus e para os resultados do contato entre os povos pré-colombianos e a Europa.
  6. Atente para os movimentos sociais do século XX (Maio de 1968, luta pelos direitos iguais entre negros e brancos nos EUA, etc.).
  7. Em tempos de grandes eventos esportivos no Brasil, o uso do esporte como arma de propaganda política ao longo da história pode ser um tema interessante. Revise fatos como as Olimpíadas de Munique (1936) e sua relação com o Nazismo.

Pois bem senhores, espero que essa orientação ajude na composição de um roteiro de estudos.

Um grande abraço a todos e boa Fuvest nesse domingo! :)