Interprete a charge

Oi pessoal,

No “interprete a charge” anterior analisamos uma imagem do século XIX. Agora vamos a uma temática do século XXI, também sobre África.

esta imagem é de autoria de um desenhista africano chamado GADO (Godfrey Mwampembwa).

Lê-se em inglês: “somos parceiros iguais”.

O que a imagem retrata? Quem é o gigante que mal aparece?

We-are-equal-partners-Cartoon-on-the-asymetrical-partnership-between-African-and

Vamos lá.

A imagem retrata a relação entre africanos de várias origens (com trajes diversos) e a China, um gigante. Sabemos que é a China pois o terno escuro dá destaque às estrelas presentes na bandeira chinesa.

GADO, o autor, propositalmente usa a diferença de tamanho entre as pessoas para falar da diferença de “tamanho” entre os países, ironizando uma suposta igualdade colocada pela frase “we are equal partners”.

A charge se insere em um contexto fundamental hoje em dia: a China é o país que mais investe no continente africano em busca tanto de matéria prima quanto de novos mercados para seus produtos e também serviços com ênfase em construção. Este fato é ao mesmo tempo positivo e negativo: para países africanos toda parceria interessa pois suas economias precisam crescer para tentar superar as mazelas do continente. Por outro lado, a China pratica uma espécie de “neoimperialismo” pois estes países passam a se tornar dependentes da China em diversos setores.

Potências ocidentais como os EUA e países europeus assistem a esse avanço chinês com preocuação.

%d blogueiros gostam disto: