Internet, twitter em tempo real e uma breve análise: Tweetping

Oi pessoal,

Esta semana trataremos um pouco de internet.
Apresentamos aqui o TWEETPING, uma ferramenta muito interessante que permite analisar a atividade do twitter em tempo real. No modo “demonstração”(não pago) vemos os tweets piscando na tela, inclusive as mensagens que foram escritas. Caso a ferramenta seja contratada é possível mergulhar em detalhes sobre o que está sendo escrito, tendências, ideias e tudo mais.

Interessante notar que aos poucos se forma um “mapa” dos tweets muito semelhante ao mapa do Facebook. Basta deixar o Tweetping rodando por um tempo. Em qualquer horário do dia as regiões que se destacam são as mesmas.

A tela é essa (mas clique lá no link que vale a pena ver ao vivo). Aqui foram registrados apenas 15 minutos, deixe por mais tempo e o mapa ficará mais intenso em vários pontos onde já há tweets.

Este é o mapa do Facebook


Se sobrepusermos estes dois mapas ao mapa de densidade de PIB notaremos que há um padrão que se repete: a acesso se dá por renda e não por país ou região. Ou seja: o mapa da internet é econômico e não político. As exceções são China e Rússia, a primeira por censura, a segunda por ter redes sociais próprias.

Mapa de densidade de PIB

%d blogueiros gostam disto: