A guerra da Síria, vídeo

Oi pessoal,

Devido ao recente ataque feito pelos EUA, França e Reino Unido à Síria o tema voltou para a imprensa com força.

A guerra da Síria, como outros conflitos recentes, caracteriza-se por ser basicamente travada em um cenário urbano, de casa em casa, com os inimigos muito próximos uns dos outros. São combates que envolvem poucos soldados (ao contrário das guerras de antigamente, com vastos exércitos manobrando em terrenos amplos). Há sim o uso de tanques de guerra e aviões, mas os choques decisivos se dão entre forças de infantaria. Isso ocorre pois este conflito se enquadra no que se chama de “guerra assimétrica”. O governo sírio dispõe de forças armadas regulares (convencionais: aviões, tanques etc) mas os grupos rebeldes não, ou pelo menos não nas mesmas quantidades. Por isso mesmo interessa aos rebeldes evitar confrontos frontais contra forças maiores em campo aberto: o combate urbano, casa a casa, interessa mais à sua estratégia.

O vídeo abaixo foi filmado a partir de ações reais do exército sírio e é uma amostra desse quadro. As cenas começam a partir de 2min40s.

Por se tratar de guerra urbana, o impacto sobre a população e a estrutura do país é enorme, formando um ciclo perverso: a população sofre, a estrutura é destruída e, sem estrutura, a população sofre ainda mais (falta de abrigo, de hospitais, de água e energia).

O vídeo abaixo, filmado com drone, mostra o resultado dos combates em termos de danos.

%d blogueiros gostam disto: