Proposta do site

Equipe

EQUIPE HO: Rodolfo, Aryella e Daniel.

Em agosto de 2009, o site Historia Online entrou no ar. No início, eu havia pensado em um canal para postar meus materiais de aula, divulgar notícias relacionadas aos vestibulares e estabelecer um meio para responder questões e dúvidas dos alunos.

Em janeiro de 2010, pensei em um projeto um pouco mais amplo, incluindo vídeos com resumos de aulas, dicas, etc. Esse processo foi amadurecendo e em dezembro de de 2010, o canal de vídeos do site entrou no ar. Juntamente com o twitter e o facebook, o objetivo era criar uma estrutura de comunicação a partir de redes sociais para permitir ao usuário do site ter um contato mais direto com os professores do site.

Com a chegada do Prof. Daniel, o site ganhou um novo fôlego para novos projetos. Um deles foi a realização de debates ao vivo com os professores do site. O fato de ser ao vivo permitiu a criação de mais um canal de dúvidas e intervenções dos usuários através do envio de questões, observações e sugestões ao longo do debate. A participação do Daniel tornou-se fundamental. Sua erudição sobre temas atuais e sobre História fez com que o HO fosse muito além do que inicialmente eu havia sonhado.

É sempre bom lembrar que a proposta do site é permitir um acesso aberto, democrático e livre às informações, vídeos e materiais disponíveis. Acredito que a educação não pode ser restrita. Na verdade, penso que a educação é a ferramenta primordial na formação de uma sociedade mais justa em nosso país. Portanto, o site tem por objetivo promover um espaço de debates, discussões e contribuições de todos os usuários e professores no processo de construção de uma visão mais ampla e, principalmente, cidadã de conhecimento. Portanto, o site estará sempre aberto às críticas, sugestões, debates e discussões. É um canal aberto a todos.

Em novembro de 2012, abrimos nossa sala, o Espaço HO, na cidade de São Paulo. O Espaço, a linguagem visual e a direção geral do HO é de responsabilidade da Aryella, designer e pilar fundamental de nosso projeto.

Espero que o site e os canais de comunicação relacionados a ele sirvam como uma ferramenta para auxiliar os usuários tanto na busca por informações como também no caminho rumo a uma vaga na universidade e na formação de uma visão de mundo mais cidadã e crítica.

Abraços a todos,

Prof. Rodolfo.