Aniversário do Dia D: a invasão da França pelas forças aliadas em 1944

Oi pessoal, hoje é aniversário do Dia D: 75 anos

Dia D é o nome dado ao desembarque de forças aliadas (basicamente francesas, britânicas, canadenses e americanas) nas praias da França em 1944 como forma de abrir uma frente ocidental contra o nazismo (a frente oriental já estava aberta pela União Soviética). As operações militares começaram ainda de madrugada. O primeiro desembarque começou às 6h30 da manhã do dia 6, mesmo horário da publicação deste post.

 

Em termos estratégicos, foi essencial para garantir que o nazismo fosse derrotado da forma que foi, pois dividiu as forças alemãs em duas frentes. O Dia D também foi decisivo para o desenho do mundo bipolar que viria após 1945, pois permitiu que as potências ocidentais conseguissem liberar diversos territórios e, posteriormente, dividir a Europa com a URSS, garantindo assim uma Europa ocidental capitalista.

Não há “e se” em História enquanto ciência, mas o fato é que a URSS já avançava sobre o nazismo desde fevereiro de 1943 (ou seja, há mais de um ano antes do Dia D), o que de certa forma permite pensar que as forças soviéticas poderiam, eventualmente, ter ido além da Alemanha Oriental, conquistando territórios ainda mais amplos. Basta pensar que Berlim foi tomada pelos soviéticos e não pelos aliados ocidentais, e que as distâncias percorridas pelos soviéticos para tal foram muito maiores do que as distâncias percorridas pelos aliados ocidentais. Os líderes ocidentais já tinham em vista a ameaça que a URSS poderia ser em um futuro breve, nesse sentido era essencial marcar uma posição.

Vai fazer prova ou concurso público? Veja nossos cursos de SociologiaFilosofia e Atualidades aqui nesse link e dê aquele impulso a mais na sua preparação.

Conheça também nosso canal no YouTube.