Brexit, tema quente pro ano

Vai aqui um complemento ao post de ontem.

Essa charge do cartunista Chapatte (recomendo) trata de um tema que vem junto com o Brexit, qual seria? Dá uma olhada, a resposta vai abaixo.

A charge retrata dois eventos.
O senhor de bigodes brancos abaixa uma cancela, uma barreira em que se lê KEEP OUT, literalmente “mantenha-se fora”, uma expressão da língua inglesa para locais fechados ou algo como o nosso “proibida a entrada” ou “somente pessoal autorizado”. Do outro lado está a União Europeia.

Mas a charge vai além: alguém diz HOLD IT, algo como o nosso “espera aí” ou “só um instante”. Esse alguém representa a Escócia (pelos trajes e por vir do norte, apesar de estar sobre o que seria o País de Gales no mapa).

E o que isso significa: a Escócia tem um movimento separatista que quase obteve sucesso em 2014. Apesar da derrota (em uma votação), o Brexit (inchado em 2016) acendeu novamente os ânimos.

Por que?

A maioria dos escoceses (80%) foi contra o Brexit. Entre os escoceses nacionalistas há uma sensação de que o domínio inglês é historicamente prejudicial e o Brexit seria mais um desses prejuízos. Há a possibilidade então do Brexit levar novamente a um separatismo escocês, já que a Escócia preferiria ficar na União Europeia mesmo que, para isso, seja necessário (e para alguns desejável) sair do Reino Unido.