Direitos Humanos: Dia Inernacional (10/12)

direitos humanos

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Neste 10/12, celebramos o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Esta data marca o aniversário de proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), feita em 10/12/1948.

No contexto do final da Segunda Guerra Mundial, diante da divulgação das atrocidades cometidas pelo regime nazista, a Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou a DUDH.

O objetivo era criar uma diretriz ética para a conduta de Estados e indivíduos.

A partir de valores como a fraternidade, o documento é um testemunho histórico importantíssmo sobre o perigo que visões como o nacionalismo e a intolerância podem significar para a sobrevivência da humanidade e para a obtenção da paz.

Infelizmente, em tempos de fake news, pós-verdade e desinformação, muitos acusam a DUDH de ser responsável por uma série de situações negativas., afirmando que a DUDH é responsável pelo aumento da impunidade, da violência e da criminalidade nas sociedades atuais. Tal afirmação, além de absurda e equivocada, é mal intencionada, servindo ao interesse de pessoas dotadas de uma personalidade autoritária, intolerantes e violentas.

A partir da mentira e da desinformação, cidadãos e políticos têm promovido um perigoso avanço na criminalização da DUDH, fato que pode proporcionar a volta de práticas desumanas como as vistas durante as décadas de 1930 e 1940.

Pensando em oferecer uma base histórica, sociológica e filosófica sobre a DUDH, produzimos duas lives sobre o tema. Na primeira, abordamos a origem do conceito de Direitos Humanos. Na segunda, falamos sobre questões práticas ligadas aos valores inerentes da DUDH.

Abaixo, seguem os dois vídeos. Esperamos que eles sirvam de base para o início de uma reflexão sobre o verdadeiro significado dos Direitos Humanos, bem como da sua importância em um início de século XXI tão conturbado.

Gostou do conteúdo sobre Direitos Humanos?

Não se esqueça de conferir nossos vídeos em nosso canal. Inscreva-se nele clicando aqui!

Forte abraço a todos! 🙂