Inglaterra? Grã-Bretanha? Reino Unido?

Oi pessoal,

Confuso não é?
A História dos povos das ilhas britânicas é realmente muito rica e cheia de fases que levaram a soluções muito originais.

Afinal, quem é quem nessa história? Quando se usa Inglaterra? Grã-Bretanha e Reino Unido são equivalentes? E as Irlandas?

Vamos ver.

Esse mapa do site Brilliant Maps é bem didático.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As duas ilhas principais e diversas ilhas menores são chamadas “Ilhas Britânicas”.

Nas ilhas há 5 países: República da Irlanda (independente) e quatro países unidos em um só Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

A Ilha maior chama-se Grã-Bretanha, a Irlanda não faz parte (nem a do Norte, nem a República da Irlanda – Eire).

Em resumo a história é a seguinte: entre os vários povos das ilhas, os ingleses se destacaram a partir da Idade Média e partiram para um projeto de domínio e expansão, conquistando os outros povos. Inicialmente os ingleses tratavam os outros grupos como dominados e, assim, inferiores. Aos poucos, porém, devido a questões de sucessão dinástica e democratização, a relação foi se modificando, foi se tornando mais horizontal, com direitos políticos sendo ampliados na mesma escala. Povos dominados passaram a ser vistos como iguais, com os mesmos direitos e a relação deixou de ser de domínio e passou a ser de união.

Isso foi simbolizado também pela bandeira do Reino Unido que na verdade é uma soma das bandeiras inglesa, escocesa e irlandesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Politicamente a situação é a descrita acima: a República da Irlanda é independente desde meados do século XX e o Reino Unido é formado por Inglaterra, Escócia, país de Gales e Irlanda do Norte. Cada um desses membros unidos é um país mas o governo central fica em Londres onde o Parlamento se reúne. Cada unidade tem seus representantes parlamentares dentro de uma regra proporcional à população, o que garante aos ingleses a maioria até hoje.

Há movimentos separatistas e tensões que serão trabalhados em outros posts, incluindo o separatismo escocês e a questão do BREXIT.

Retomando:
-“Ilhas Britânicas” vale para os cinco países (mas irlandeses se identificam como irlandeses e não como britânicos.

– Reino Unido inclui Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

– Grã-Bretanha é a ilha principal onde se localizam Inglaterra, Escócia e País de Gales.

%d blogueiros gostam disto: