Interprete a charge

Oi pessoal,

Charge é parte fundamental das provas e da crônica política atual. Em tempos de muita comunicação por imagens (e memes, por que não?) interpretar uma imagem é como interpretar um texto.

As interpretações não são absolutas e muitas vezes dependem do momento: uma charge pode ser atemporal ou pode representar um evento passageiro, algo daquele dia ou semana da publicação. Para interpretar é importante observar todo o desenho com calma e reconhecer os símbolos e palavras presentes, buscar entender o desenho como uma metáfora da realidade.

Hoje vai a primeira charge para vocês, do desenhista Petar Pismestrovic. Observe atentamente o desenho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vamos lá?

Em primeiro plano, em destaque, temos um contrabandista (smuggler) trajado como alguém do Oriente Médio ou Norte da África sobre um cofre e apontando na direção de um mar que se abre.
Nessa abertura vemos uma placa com as estrelas que compõe a bandeira da União Europeia. Através do mar aberto, uma referência bíblica de salvação, passam famílias com malas, pertences e suas crianças. No mar ao redor há tubarões.

Uma visão possível: a charge trata da rede de contrabandistas de pessoas que em troca de dinheiro (o cofre) mandam refugiados dos países do Oriente Médio e do Norte da África em direção à Europa (o mar aberto). A jornada apresenta perigos (os tubarões).

Gostou? Em breve tem mais charge pra interpretar!

 

%d blogueiros gostam disto: