LIVE: questão das Coreias

Oi pessoal,

Para quem perdeu a Live sobre a possível paz na Coreia, aqui vai!

Nesta transmissão ao vivo os professores Rodolfo e Daniel exploraram o tema da Guerra da Coreia, do cenário internacional da época e da atual aproximação entre os governos do Norte e do Sul em direção a um possível acordo de paz.

Nesta semana, no entanto, os EUA realizaram exercícios militares em parceria com a Coreia do Sul. Como resultado, o governo do Norte ameaçou abandonar as negociações.

Em um cenário como esse os vestibulares e concursos públicos buscam tratar o tema de forma ampla, genérica.

Abaixo temos um exemplo: em 2009 houve um pico de tensão entre as Coreias e a UNESP cobrou a seguinte questão no seu vestibular 2010.

(Unesp 2010)  A Coreia do Norte e a Coreia do Sul foram delimitadas após a 2a. Guerra Mundial, quando soviéticos e americanos dividiram a península da Coreia no paralelo 38°N. Durante o período da Guerra Fria a reunificação se tornou inviável, surgindo em 1948 as duas Coreias. Nos últimos 56 anos as duas Coreias se mantiveram em estado de guerra. A tensão nesta área se torna crítica em 2009, devido ao fato de a Coreia do Norte ter realizado testes nucleares.

(Claudia Trevisan, O Estado de S.Paulo. Coreia do Norte deixa armistício e ameaça Seul com ataque militar, Maio/2009. Adaptado.)

Ao fazer uma retrospectiva deste período histórico é possível afirmar que:

a) As tensões permaneceram restritas a tiroteios na fronteira entre as duas Coreias até que a Revolução Chinesa, em 1929, encorajou a Coreia do Norte a tentar unificar a península sob a bandeira do comunismo.

b) Em junho de 1914, tropas norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul, sendo que os EUA usaram a ONU para legitimar uma intervenção internacional e expulsaram os comunistas, ultrapassaram o paralelo 38N, chegando até a fronteira com a China.

c) Em nenhum momento histórico Mao Tse-tung apoiou a Coreia do Norte, que, desta maneira, não conseguiu empurrar os americanos para o paralelo 38N e delimitar seu território.

d) Os dois lados negociaram só um cessar-fogo, em 1983, o que manteve as duas Coreias em estado de guerra.

e) A Coreia do Norte ameaçou, em 2009, atacar militarmente a Coreia do Sul e romper o acordo de armistício de 1953. Resposta correta

 

Para quem quiser saber mais, clique aqui e aqui também.

 

%d blogueiros gostam disto: