O que é o Reino Unido?

O que é o Reino Unido?

Com a aproximação da data final para o Brexit, muito se fala do Reino Unido. Mas afinal, qual é a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha, Reino Unido e Ilhas Britânicas?

Esse mapa do Geografia News explica bem.

Reino Unido é o fruto das conquistas da Inglaterra (um país) sobre outros povos e países: Escócia, país de Gales e Irlanda.
O nome vem do fato de aos poucos esses reinos/países terem sido anexados pelos ingleses. Inicialmente  Inglaterra tratava os territórios dominados como partes desiguais, inferiores. Aos poucos, através de vários processos histórico-políticos, as outras partes foram recebendo direitos iguais e representatividade no Parlamento central de Londres, aí o ermo Reino Unido.

Até o começo do século XX toda a ilha da Irlanda fazia parte do Reino Unido. A partir dos anos 1920 uma parte da Irlanda (atual Eire ou República da Irlanda) conseguiu sua independência.

Hoje o Reino Unido é composto então por Inglaterra, país de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

E como fica o Brexit? Por enquanto ninguém sabe pois o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia tornou-se uma confusão. A data limite seria 29 de março desse ano, mas pode ser prorrogada. Quando houver uma decisão, faremos um post. Acompanhe!