A questão curda é um dos principais temas do Oriente Médio
Preparamos mais um post de perguntas e repostas pra te ajudar a entender a questão curda.
Além disso, claro, temos vídeos no HO, como este aqui.
Este post aqui, sobre a crise da Síria, também é útil e traz um mapa atual.
Quem são os curdos?
Os curdos são uma etnia que habita o Oriente Médio há milênios. Não são árabes, turcos ou iranianos, curdos são curdos. Atualmente são 32 milhões de pessoas, a maior etnia sem Estado no mundo.
Onde estão?
A maioria de sua população está espalhada entre Irã, Iraque, Síria e Turquia, como se vê nesse mapa abaixo.
Qual sua situação?
Por serem uma minoria étnica, frequentemente e historicamente os curdos foram alvo de perseguições, marginalização e preconceitos. Em alguns países eles sequer eram considerados cidadãos.
Quais seus objetivos?
Formar um Estado independente chamado Curdistão.
O que impede sua independência?
Todo movimento separatista gera algumas ameaças, já que quando um país perde territórios ele perde:
- mercados
- população que paga impostos
- riquezas naturais
- acesso a outros territórios no caso de perder fronteiras
O caso curdo é ainda mais grave pois envolve quatro países diferentes: a vitória do separatismo curdo em um país poderia desestabilizar os outros.
Por fim, o território curdo é estratégico para a passagem de petróleo do Oriente Médio para a Europa.
O que mudou nos últimos anos?
Duas crises deram aos curdos mais poder.
No Iraque, a guerra civil que se seguiu à invasão dos EUA (2003) mergulhou o país no caos. Seria um bom momento para a separação e o próprio governo iraquiano percebeu isso. Foi então feito um acordo com os curdos: parte do território curdo foi declarado região autônoma, com grande liberdade em termos políticos e econômicos, e o presidente do Iraque passou a ser curdo, dentro de um sistema de república parlamentarista (poder dividido entre presidente e primeiro-ministro).
Na crise da Síria os curdos foram essenciais para a derrota do grupo extremista Estado Islâmico. São inimigos do governo central de Assad e estão bem armados e também ganharam experiência em combate.
O que vem agora?
Difícil prever, mas os curdos do Iraque e da Síria de fato estão em uma posição muito melhor do que em anos anteriores. Se haverá mais conflito ou algum tipo de acomodação, depende das ações dos próprios curdos e também dos governos dos países onde eles estão.
A Turquia é, hoje, o país que mais tem população curda e mais teme um movimento separatista. Movimentos curdos em geral são classificados como terroristas pelo governo turco.