Aqui vai uma imagem para resumir a questão da queda das taxas de natalidade.

São muitos os fatores que levam à redução do número de nascimentos: guerras, planejamento familiar, questões econômicas, mudanças no mercado de trabalho para as mulheres (carreira).

O tema tem também assuntos relacionados que são importantes.

No mapa abraso vemos que o número de filhos por mulher diminuiu em todas as partes do mundo, em alguns casos de forma drástica.

Calcula-se que para que a população de um país seja capaz de manter a si mesma, é necessário que cada mulher tenha 2.1 filhos. O número, quebrado, significa que o ideal (em termos demográficos) seria que algumas mulheres tivessem 3 filhos e todas as outras pelo menos 2, ou qualquer outra conta nesse sentido (as possibilidades são muitas).

Evidentemente ter filhos não é obrigatório, o número é apenas uma referência.

Quais os temas atuais ligados a isso?

Previdência e imigração são os dois destaques.

Se a população passa a crescer menos, em algum momento podem faltar trabalhadores jovens para manter (via impostos) a sustentabilidade do sistema previdenciário (aposentadorias).

Com uma população economicamente ativa (PEA) menor, a economia de um país pode também entrar em uma fase de carência de mão de obra. Esta mão de obra poderia de alguma forma ser reposta ou compensada por imigrantes, mas a imigração pode também gerar uma resposta xenófoba por parte de alguns setores sociais.

Tema complexo, interessante e comum em provas, fique atent@.